Osmar Prado é casado e tem três filhas. O ator se casou duas vezes e tem duas filhas do primeiro casamento. A esposa de Osmar Prado é Vânia Pacheco. Ela é mãe da filha caçula do ator. Hoje Osmar Prado está com 73 anos de idade.

Osmar Prado é um dos grandes atores brasileiros. Ele começou na carreira ainda criança e aos 10 anos de idade, já estava fazendo sua primeira novela na TV Paulista. Pouco tempo depois ele estreou na TV Globo ao entrar para o elenco de "Ilusões Perdidas" em 1965.

Osmar Prado conta que não tinha o perfil para galã devido á sua altura. Ele tem cerca de 1,60, mesmo assim interpretou papeis importantes nas novelas e se destacou pelo seu talento em várias produções.

Um de seus personagens mais marcantes foi o Juba de "Bicho do Mato" do ano de 1972. Na trama ele era um caipira muito engraçado e atuava ao lado de Débora Duarte e outros grandes nomes da televisão. Ele também se destacou em "Anjo Mau" em 1976 quando interpretou o Getúlio que era marido de Pepita Rodrigues, no papel de Stela.

Outra atuação inesquecível de Osmar Prado foi em "Chega Mais" do ano de 1980. Ele era o Amaro, um baiano que vai para o Rio de Janeiro e acaba se apaixonando por Lúcia, personagem de Renata Sorrah.

O ator também é muito lembrado por interpretar o Tião Galinha de "Renascer" em 1993. Ele era casado com Joaninha, vivida por Tereza Seiblitz. Tião Galinha caiu no gosto do público por tentar enriquecer através de uma lenda na qual ele precisava chocar o ovo de uma galinha preta debaixo do braço. Esse personagem fez muito sucesso por explorar a inocência de Tião Galinha que era admirado pelo José Inocêncio, papel de Antônio Fagundes.

Osmar Prado nasceu no dia 18 de agosto de 1947 em São Paulo, capital, e foi batizado como Osmar do Amaral Barbosa. Além das novelas que fez na Globo, Osmar também se destacou em outras emissoras como na TV Excelsior, Rede Manchete e no SBT onde ganhou o "Troféu Imprensa de Melhor Ator" por interpretar o Clóvis de "Sangue do Meu Sangue" no ano de 1995.

Ao longo de sua carreira, ele participou de novelas conhecidas como "Roda de Fogo" de 1985, "Chocolate com Pimenta" no ano de 2003 quando ele interpretou o Margarido, "Meu Pedacinho de Chão" de 2014 e várias outras.

O ator também esteve na primeira versão de "A Grande Família" entre os anos de 1972 e 1975. Ele era o estudante Júnior, o terceiro filho do casal Lineu e Nenê (na época, vividos por Jorge Dória e Eloísa Mafalda).

Atualmente Osmar Prado está com 73 anos de idade. Ele tem três filhas e é casado desde 1990 com a bailarina Vânia Pacheco. Antes de Vânia, o ator foi casado com Elizabeth Barbosa e teve duas filhas com ela: Janaína Prado que nasceu em 1979 e também é atriz; e a Tainá, nascida em 1983.

A filha caçula de Osmar Prado é a Luana, fruto do atual casamento do ator. A jovem nasceu em 1994 e estudou cenografia na Unirio.

Em 2013, Osmar passou por um momento complicado de sua vida quando teve que lutar contra um câncer na garganta. Ele passou por cirurgia e fez tratamento de radioterapia e quimioterapia.

Hoje o ator está recuperado da doença e conta que mudou alguns hábitos alimentares e incorporou a prática de exercícios físicos em sua rotina.

Seu trabalho mais recente foi em "Órfãos da Terra" em 2019 quando ele interpretou o Bóris. Atualmente, Osmar Prado mora no Rio de Janeiro e se dá muito bem com as filhas. Recentemente ele se tornou avô. Clarice, filha de Janaína, nasceu em 2016.